quinta-feira, 12 de novembro de 2009



RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO

OFICINA: TP6
OBJETIVO: Refletir sobre os tipos de argumentação e identificar estratégias
relacionadas ao planejamento de escrita de textos.


A oficina do TP 6 unidade 22 teve inicio com o relato de experiências apresentados pelos cursistas a respeito da aplicação do Avançando na prática do TP 5. É possível observar que os relatos ganham novo fôlego à proporção que o contato com os alunos se torna mais lúdicos. Os professores têm percebido que os estudantes estão mais motivados e que isso se deve a interação maior que ocorre em razão das escolhas feitas na aplicação da atividade.
Em seguida todos receberam uma miniatura do roteiro da oficina que foi produzido em forma de controle remoto. O “controle” tinha uma mensagem colada atrás que tratava sobre a gerência do tempo. Este texto tinha por objetivo levar à reflexão sobre as queixas de todos a respeito da falta de tempo para realizar as tarefas e para gerir a própria vida. Fizemos uma discussão interessante e calorosa que certamente deve ter conduzido alguns a pensar a respeito das prioridades em suas vidas.
Na continuidade da oficina fizemos uma sensibilização a respeito da Argumentação que foi uma atividade difícil de ser realizada, uma vez que alguns consideraram complicado argumentar a favor de algo que não acreditam, no entanto tomando por base texto de Perelman sobre o tema, pudemos discutir e entender que a argumentação encontra-se presente na vida do sujeito tanto no seu aspecto formal quanto no cotidiano, e que para defender pontos de vista precisamos deflagrar situações discursivas lógicas, coerentes e coesas de modo a sustentar, refutar ou negociar tendo em vista a adesão do interlocutor à idéia proposta pelo autor.
Desenvolvemos outros estudos a respeito da Argumentação de modo que todos tivessem oportunidade de se colocar e compreender a importância da argumentação para produção de textos.
Também realizamos atividade de produção após a leitura e discussão do quadro “Etapas distintas e intercomplementares implicadas na atividade da escrita” do livro de Irandé Antunes. Aula de português: encontro e interação. Nesta atividade o essencial era que os cursistas percebessem que como informa o TP p.83 “a escrita é um ato social e comunicativo que insere-se numa determinada situação que tem uma função, interlocutor(es), objetivo, versa sobre um tema, de acordo com uma intenção, é expressa em relação com um gênero, utiliza um determinado nível de linguagem e, como material de leitura, é escrito em um determinado suporte.”
Todos os cursistas foram orientados a produzir um texto seguindo as etapas propostas por Irandé Antunes, ou seja, realizando planejamento, a primeira escrita e após socializar a leitura, levar o texto para casa e reescrever para enviar via e-mail à formadora.
Fizemos a avaliação da oficina, e pude perceber após a leitura que o tema havia sido interessante, mas que em razão da complexidade muitos se queixaram do pouco tempo.
De qualquer modo, todos confirmaram que o objetivo da oficina havia sido cumprido a contento.