domingo, 15 de novembro de 2009






O GESTAR EM MINHA VIDA..

Em decorrência das mudanças e inovações que nos permeiam, torna-se necessário evoluirmos nas competências e na realização profissional.
O Gestar, por aliar teorias a práticas, representa para mim oportunidades de obter novas aprendizagens, novos conhecimentos, um novo repensar como educadora, oportunidades de levar aos meus alunos novas técnicas de aprendizagens, e ter o prazer de vê-los elaborando as tarefas com alegria, (a maior parte) com sede de aprender mais, elaborando com euforia os trabalhos em grupo ficando assim, em expectativa para a próxima aula, e oportunidade de conseguir mais 15% em meu salário.
É importante ter contatos com novos colegas, discutir assuntos em que às vezes tínhamos idéias ou aprendizados diferentes.
O Gestar tem sido de grande valia, pois faz com que nos tornemos profissionais inovadores e criativos, elevando a qualidade do ensino na nossa Instituição de Ensino.

Cleusa da Conceição Santos


Por possibilitar maior entendimento e enriquecimento de experiências através de leitura e discussões realizadas no decorrer das oficinas. É um curso que visa elevar a competência profissional do professor, favorecendo mudanças de posturas significativas, seja profissional ou pessoal. Contudo, são vários aspectos do curso que deve ser considerada: o de ampliar o conhecimento do ensino de Língua Portuguesa. Apesar de que apenas trabalha com uma turma de 5ª série, justamente, por causa do Gestar. Percebo que está sendo algo positivo, por conta de poder vivenciar novas experiências no universo de conhecimentos e, consequentemente, melhorando a prática pedagógica do dia-a-dia.
O curso sugere novas estratégias de atuação e de forma gradual, tento adequá-la a realidade da clientela a qual leciono. O curso é importante também, por oferecer um material dotado de uma linguagem clara, de fácil compreensão, e por meio deste, tem-se a oportunidade de propiciar diversas atividades que contribuam para desenvolver habilidades tão necessárias para a formação e crescimento intelectual e pessoal do aluno. Por ser também um curso voltado para a prática de atuação na sala de aula.
O Gestar irá trazer benefícios para minha vida, por exemplo, qualificação profissional onde se refletirá na elevação do nível do ensino público brasileiro. Haverá uma qualidade de vida melhor tendo em vista a possibilidade do retorno financeiro, independentemente da disciplina que leciono. Com oportunidade de acesso a bens culturais e materiais diversos.
Em suma, o Gestar está sendo uma etapa muito significativa e gratificante para minha vida profissional.

Idilene Souza Costa de Jesus


O curso Gestar, nada mais é, do que saborear conhecimentos e aperfeiçoar o português, através dos livros de encontros e também de trocas de experiências entre os educadores.
Ressalto que é de fundamental importância os momentos de estudos e discussões acerca de temas tão importantes quanto os que norteiam o GESTAR II, de Língua Portuguesa.
Durante as oficinas, o processo de aprendizagem é bastante proveitoso, pois tem espaço para as discussões dos assuntos abordados nos TPs, aplicação de atividades em grupo, socialização e troca de experiências. Em seguida, as propostas do “avançando na prática” são realizadas em sala de aula, proporcionando o desenvolvimento de exercícios criativos, que prendem a atenção dos alunos e estimulam a assimilação dos assuntos.
Contudo, percebo que curso Gestar veio para me auxiliar, na disciplina de Redação, abrindo novos horizontes em relação à linguagem, comunicação e produção de texto, tornando-se assim, um grande instrumento no nosso dia-a-dia, pois é preciso trabalhar e desenvolver uma forma de como comunicar e conviver bem no mundo das palavras.


Rosane Novais