quinta-feira, 12 de novembro de 2009





Porque o Gestar é importante em minha vida?


"O gestar é importante na minha vida porque através deste curso, estou podendo rever as prática pedagógicas. Tenho conseguido administrar as aulas de maneira prazerosa, através do gestar pude conhecer outras realidades que até então não conhecia para trabalhar com meus alunos, principalmente em produção de texto. Vale também ressaltar o quanto melhorou a participação dos alunos nas aulas. A cada oficina adquiro novo aprendizado. Espero que ao terminar o curso, eu esteja preparada para continuar desenvolvendo um bom trabalho em sala de aula.
Quero parabenizar a professora Tânia, pela paciência e maneira como vem conduzindo este curso."

Raimunda Cerqueira


O Gestar é importante porque é um curso que vai possibilitar melhoras em minha vida profissional, desde quando favorece o aperfeiçoamento das minhas práticas em sala de aula, servindo como combustível motivador para encarar as dificuldades que nós educadores, encontramos no dia-a-dia.

É fundamental que nos reciclemos, que busquemos um novo olhar sobre a nossa prática, pois a rotina diárias ás vezes nos impede de desempenhar o nosso papel de educador com mais disposição para trazer aos alunos assuntos de forma mais interessante e que realmente traga consequências positivas na sua aprendizagem. O Gestar, nos proporciona esta oportunidade, além de melhorar o nosso convívio com os alunos, trazendo assim muitas gratificações na vida profissional e pessoal.



Eliana Moreira


Saber que o GESTAR era um projeto inovador não era suficiente para ser transformador; seria necessário muito mais, ou seja, era preciso estar inserido no projeto para perceber o processo de “gestar-ação”, para poder entender que ser GESTAR, ser gestaleiro é algo que exige dedicação e ação não apenas como estudante; mas principalmente, como um profissional consciente e que busca melhoria em sua vida prática na educação.
O projeto nos remete a um novo olhar sob as várias perspectivas educacionais tendo o poder de transformar o educador a partir da reflexão e da atuação em sala de aula. E isto pode ser percebido de maneira óbvia através da empolgação com a qual os alunos participam no momento em que os avançando são aplicados. A cada atividade aplicada é possível notar o crescimento intelectual da turma; e não é só isso, pode-se notar que a prática torna a aula muito mais atrativa e acima de tudo, faz com que o aluno aprenda de forma lúdica, prazerosa e em muitos casos sem perceber que está absorvendo um conhecimento novo.
Em muitos momentos a proposta do GESTAR nos chama atenção para algo que julgávamos irrelevante, e que a partir de um novo olhar e de uma nova leitura é possível ser feita uma “sacação” diferente para a atividade e perceber o quanto ela pode e é rica para a aplicação em sala de aula.
Pois hoje, após algumas leituras e atividades aplicadas, é possível afirmar que só abraça verdadeiramente a proposta do curso o profissional que acredita na educação como mola propulsora de transformação da humanidade, que acredita que o mundo pode ser diferente, e que o seu trabalho é, e será sempre, o principal responsável por esta mudança. Que este é o diferencial do ser humano frente ao mundo cheio de controvérsias e contrariedades; e que é ao mesmo tempo globalizado e individualista, pois o ser humano está sempre pensando em si e vivendo em função de uma sociedade que o observa, aponta e avalia.

Rosangela Oliveira

Na minha vida, a oportunidade de cursar o Gestar foi de fundamental importância. Pois, apesar de gostar muito da disciplina de Língua Portuguesa, não cursei Letras, sou licenciada em Geografia. Por isso esta oportunidade, tem sido para mim valiosíssima. Tenho, apesar de algumas dificuldades, acompanhado o curso, procurando cada vez mais me aprimorar, me aperfeiçoar ganhar novos conhecimentos. Logo, sei também que não é o suficiente porque como professora tenho que continuar indo em busca do conhecimento. Tenho certeza que depois do curso muita coisa está mudando na minha vida e conseguentemente, no meu trabalho.
Concluo afirmando que o Gestar, tem trazido metodologias e estratégias diferenciadas, enriquecedora possibilitando diversificar as atividades, tornando aulas prazerosas interessantes onde os alunos interagem motivados em busca de conhecimento tornando o trabalho mais atraente, onde se percebe o aprendizado do aluno.


Ely Alves Costa