quarta-feira, 7 de outubro de 2009



RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO


OFICINA: PORTFÓLIO
OBJETIVO: Possibilitar aos cursistas uma reflexão sobre Portfólio como um procedimento de avaliação, bem como subsidiá-los no processo de construção desse instrumento. Analisar os Ante-Projetos, de acordo com os critérios de Avaliação.




“Se andarmos apenas por caminhos já traçados,
chegaremos apenas aonde os outros chegaram.”
Alexander Graham Bell




“As atividades foram esclarecedoras, principalmente, sobre o portfólio, pois cada grupo apresentou uma parte proporcionando uma visão geral e mais ampla do trabalho a ser realizado”.
Depoimento de cursista


“Sensacional! Achei que seria cansativo, mas apesar da quantidade enorme de informações consegui absorver o essencial. Muita coisa já está esboçada na minha cabeça sobre portfólio o que me estimulou a começar com urgência a elaborar o meu. Sem contar na injeção de ânimo que tomo em cada oficina para aplicar as atividades em sala de aula”.
Depoimento de cursista


Os dois depoimentos copiados acima dão uma breve demonstração do sucesso que foi a oficina Portfólio. Entre todas já realizadas esta foi a que mais entusiasmou os cursistas. O envolvimento, a integração, a participação foram brilhantes e garantiram o sucesso deste momento.

A oficina teve inicio com o acolhimento que foi feito com a entrega de um lápis com a mensagem de Alexander Graham Bell.Mas desde a chegada dos cursistas todos já demonstravam uma aura de alegria com o encontro relatando com sorrisos a falta que faz a reunião do GESTAR.
Após a leitura da mensagem foi apresentado o roteiro cujo modelo segue abaixo.

ROTEIRO DA OFICINA DE PORTFÓLIO

E na seqüência foi realizada a sensibilização com a dinâmica da flor. Esta dinâmica foi um momento brilhante de interação, entre os participantes que puderam relaxar se aproximar dos colegas com palavra de afago, de carinho, dando abraços, foi um momento de muita participação. Nos relatos todos elogiaram a dinâmica pelo objetivo que ela cumpria de promover a integração.



FORMADORA ORIENTANDO A DINÂMICA DAS FLORES



Para fechar a reflexão da dinâmica nós ouvimos e cantamos juntos a música “Tocando em frente” de Almir Sater. Este foi um momento lindo

Ando devagar porque já tive pressa/Levo esse sorriso porque já chorei demais/Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe/Só levo a certeza de que muito pouco eu sei/Eu nada sei

Conhecer as manhas e as manhãs/O sabor das massas e das maçãs,/É preciso amor pra poder pulsar,É preciso paz pra poder sorrir/É preciso a chuva para florir.

Penso que cumprir a vida seja simplesmente/Compreender a marcha e ir tocando em frente/Como um velho boiadeiro levando a boiada/Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou/Estrada eu sou

No momento seguinte fizemos um levantamento prévio dos conhecimentos sobre o portfólio e logo reunimos os grupos que receberam comandas para realização de atividades que culminariam em um esboço de portfólio. Foi disponibilizado aos grupos materias que já haviam sido usados nas demais oficinas, mensagens,fotografias, textos informativos, livros que subsidiaram os temas e outros materiais necessários à realização da tarefa. A socialização desta atividade foi maravilhosa porque permitiu que muitos tirassem dúvidas que persistiam sobre como montar seu trabalho.Aproveitando o final da socialização os cursistas receberam o texto “Critérios de avaliação do portfólio” que foi discutido brevemente e esclarecido os pontos que os Formadores utilizarão para acompanhar o desempenho dos cursistas.



MURAL DAS OFICINAS JÁ REALIZADAS


No encerramento da oficina todos preencheram as avaliações e sairam tecendo elogios à participação do grupo.