RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO
OFICINA: TP4
OBJETIVO: Sistematizar e aprofundar reflexões sobre letramento, vivenciando
situações de leitura e escrita.
“Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e
escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno”.
Magda Becker Soares,
Doutora em Educação e professora titular da UFMG
Magda Becker Soares,
É preciso ler.
Ler para satisfazer as exigências culturais
Advindas do permanente questionar
A que o ser humano é levado,
Buscando em tudo o que o cerca
Um significado além daquele
Proporcionando pela realidade imediata
Almir de Medeiros
A oficina teve inicio com acolhida feita através do poema “È preciso ler” de Almir Medeiros. Muitos trechos foram comentados já dando demonstração de que os cursistas estavam interessados no assunto e que tinham muitas falas pertinentes.
Com muita propriedade seis cursistas relataram suas experiências com a aplicação das atividades dos avançando na prática. Alguns relataram momentos enriquecedores de muitas trocas entre os alunos e outros tiveram algumas dificuldades, no entanto discutimos a possibilidade de que o aluno tenha reagindo ao novo e que certamente nos próximos encontros com o professor eles participarão mais ativamente das atividades.
Após este momento os cursistas foram convidados a circular pela sala, observar as imagens e fazer uma leitura do que estavam vendo. Depois que todos se pronunciaram foi apresentado o livro “O Limpador de placas” que conta a história de um limpador de placas de rua que acabou se interessando por conhecer a história dos personagens cujos nomes constavam das placas e em conseqüência desta busca pelo conhecimento o limpador se torna conhecido pelas falas e palestras que dava achando que falava sozinho de cima de sua escada. O livro relata através de uma história ficcional uma situação de letramento bastante comum em nossa sociedade quando um individuo que mal freqüentou a escola passa a ter conhecimento sobre informações, acontecimentos e outras coisas que circulam no meio social.
O letramento é um fenômeno de cunho social. É o resultado da ação de ensinar e/ou de aprender a ler e escrever, e denota estado ou condição em que um indivíduo ou sociedade obtém como resultado de ter-se “apoderado” de um sistema de grafia.
Ângela B. Kleiman.
Organiados em grupos os cursistas foram convidados a realizar atividades de vivência de situações sociais que se complicavam pelas dificuldades de leitura das personagens do evento. Ao terminarem de organizar socializaram para os demais grupos e comentaram a situação fazendo ponte com situações de alfabetização e de letramento.
Cidadezinha qualquer
Casas entre bananeiras
Eta vida besta, meu Deus
Drummond
Na seqüência todos os grupos foram orientados a ler o texto cidadezinha qualquer de Carlos Drummond de Andrade e planejar a exploração do poema para uma das séries do ensino fundamental 2. Os cursistas deveriam formular as perguntas que proporiam a seus alunos, atentando para o objetivo de trabalhar esse texto primando pelas habilidades que seriam desenvolvidas com as situações propostas. Ao terminarem a produção todos socializaram dando demonstração de que estavam entendendo qual o compromisso da escola com o letramento.
“Letramento é um conceito criado para referir-se aos usos da língua escrita não somente na escola, mas em todo lugar.” (Kleiman, Ângela).
Aproveitando a socialização dos grupos a formadora aproveitou para sistematizar o conhecimento a respeito de Letramento e Alfabetização. Foi apresentado um cartaz que esclarecia alguns conceitos importantes. Alguns fizeram colocações como a de que não sabiam
a diferença entre Letramento e Alfabetização e concluiram que a oficina tinha abordado um tema bastante pertinente. Ao final a formadora convidou para a próxima oficina e apre-
sentou cartaz com objetivo do TP 4.