quinta-feira, 1 de outubro de 2009




RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO

OFICINA: TP4
OBJETIVO: Sistematizar e aprofundar reflexões sobre letramento, vivenciando
situações de leitura e escrita.


“Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e
escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno”.

Magda Becker Soares,
Doutora em Educação e professora titular da UFMG

Magda Becker Soares,



A frase acima resume de modo considerável a noção de Letramento que foi trabalhada com os cursista durante a oficina do TP 4. Este encontro realizado em 30/09/09 no Colégio Estadual Alberto Tôrres foi enriquecedor considerando que muitos cursistas não tinham certeza da noção de Letramento e em que Letramento podia ser diferente de Alfabetização. Assim o momento de realização das tarefas foi rico de interação em que formadora e cursistas trocaram informações preciosas para a compreensão do tema.

É preciso ler.
Ler para satisfazer as exigências culturais
Advindas do permanente questionar
A que o ser humano é levado,
Buscando em tudo o que o cerca
Um significado além daquele
Proporcionando pela realidade
imediata

Almir de Medeiros

A oficina teve inicio com acolhida feita através do poema “È preciso ler” de Almir Medeiros. Muitos trechos foram comentados já dando demonstração de que os cursistas estavam interessados no assunto e que tinham muitas falas pertinentes.
Com muita propriedade seis cursistas relataram suas experiências com a aplicação das atividades dos avançando na prática. Alguns relataram momentos enriquecedores de muitas trocas entre os alunos e outros tiveram algumas dificuldades, no entanto discutimos a possibilidade de que o aluno tenha reagindo ao novo e que certamente nos próximos encontros com o professor eles participarão mais ativamente das atividades.
Após este momento os cursistas foram convidados a circular pela sala, observar as imagens e fazer uma leitura do que estavam vendo. Depois que todos se pronunciaram foi apresentado o livro “O Limpador de placas” que conta a história de um limpador de placas de rua que acabou se interessando por conhecer a história dos personagens cujos nomes constavam das placas e em conseqüência desta busca pelo conhecimento o limpador se torna conhecido pelas falas e palestras que dava achando que falava sozinho de cima de sua escada. O livro relata através de uma história ficcional uma situação de letramento bastante comum em nossa sociedade quando um individuo que mal freqüentou a escola passa a ter conhecimento sobre informações, acontecimentos e outras coisas que circulam no meio social.


O letramento é um fenômeno de cunho social. É o resultado da ação de ensinar e/ou de aprender a ler e escrever, e denota estado ou condição em que um indivíduo ou sociedade obtém como resultado de ter-se “apoderado” de um sistema de grafia.
Ângela B. Kleiman.

Organiados em grupos os cursistas foram convidados a realizar atividades de vivência de situações sociais que se complicavam pelas dificuldades de leitura das personagens do evento. Ao terminarem de organizar socializaram para os demais grupos e comentaram a situação fazendo ponte com situações de alfabetização e de letramento.


Cidadezinha qualquer

Casas entre bananeiras
Mulheres entre laranjeiras

Pomar amor cantar.

Um homem vai devagar.

Um cachorro vai devaga

Um burro vai devagar.

Devagar... as janelas olham.

Eta vida besta, meu Deus

Drummond


Ainda separados em grupos todos foram orientados a fazer um passeio pelo TP 4 e conhecer as diferentes propostas dos avançando e traçar uma relação entre eles e o tema da oficina. Este momento foi interessante porque alguns cursistas aproveitaram para escolher a atividade que aplicariam com seus alunos e foram imediatamente fazendo ajustes conforme sugestão de outros colegas.
Na seqüência todos os grupos foram orientados a ler o texto cidadezinha qualquer de Carlos Drummond de Andrade e planejar a exploração do poema para uma das séries do ensino fundamental 2. Os cursistas deveriam formular as perguntas que proporiam a seus alunos, atentando para o objetivo de trabalhar esse texto primando pelas habilidades que seriam desenvolvidas com as situações propostas. Ao terminarem a produção todos socializaram dando demonstração de que estavam entendendo qual o compromisso da escola com o letramento.


“Letramento é um conceito criado para referir-se aos usos da língua escrita não somente na escola, mas em todo lugar.” (Kleiman, Ângela).


Aproveitando a socialização dos grupos a formadora aproveitou para sistematizar o conhecimento a respeito de Letramento e Alfabetização. Foi apresentado um cartaz que esclarecia alguns conceitos importantes. Alguns fizeram colocações como a de que não sabiam
a diferença entre Letramento e Alfabetização e concluiram que a oficina tinha abordado um tema bastante pertinente. Ao final a formadora convidou para a próxima oficina e apre-
sentou cartaz com objetivo do TP 4.






Os cursistas deram show.