quinta-feira, 22 de outubro de 2009




RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO

OFICINA: TP5
OBJETIVO: Compreender a noção de Estilo e como se constrói a Coerência nos textos.


A oficina do TP 5 teve inicio com o acolhimento feito

através da leitura de uma linda mensagem que foi

comentada pelos cursistas. Após esta leitura

a formadora leu o roteiro e fez alguns questionamentos sobre a coerência das palavras escritas no roteiro. Os cursistas relutaram um pouco, mas compreenderam o sentido dos termos colocados, momento que foi aproveitado para apresentar o tema da oficina; Estilo e Coerência. Em seguida os cursistas foram convidados a dar seus depoimentos sobre a aplicação do avançando do TP quatro. Todos que tiveram oportunidade de relatar foram unânimes ao dizer que o efeitos das atividades sobre os alunos é muito motivador para que eles continuem a aplicar os trabalhos e para incentivar na busca pela melhoria do ensino/aprendizagem.
Em depoimento uma cursista relatou a motivação de um aluno que até então não havia participado de suas aulas, diz que o mesmo pediu para ficar na sala e interagir com o grupo. Esta é uma demonstração de que a mudança de metodologia pode fazer a diferença na sala de aula.
Na seqüência foi feita a sensibilização e a formadora aproveitou para apresentar o tema Estilo através de cartaz com diferentes estilos de arte, arquitetura, moda etc. Ao terminar a observação do cartaz concluímos com o TP que “Estilo é resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e a afetividade do falante”.
Neste momento também foram apresentados textos que tratavam de diferentes tipos de amor. Estes textos foram lidos e comentamos sobre o estilo na linguagem.
Na continuidade fizemos a formação de grupo. Foram distribuídos cartões com diferentes músicas. Todos cantaram e se divertiram com a brincadeira logo perceberam que os diferentes estilos musicais seriam o norte para divisão de grupo. Todos formaram as equipes pelos estilos musicais.
A atividade em grupo foi para leitura do TP 5. Cada grupo foi orientado a fazer leitura de partes do TP inclusive do texto de referência e a etiquetar os trechos com as seguintes etiquetas (bom saber/ vou usar/ novidade/preciso rever/dica do dia/ fique sabendo). Após esta tarefa todos socializaram o que foi um momento de muita interação, pois todos participaram perguntando, explicando, interagindo de alguma forma. Alguns deixaram claro que aquela oficina trazia muitas informações novas e que isso era importante para a sua formação.
A formadora aproveitou o entusiasmo da turma para falar sobre o avançando da página 105 e relaciona-lo com a aula 2 do AAA.
A sistematização do conteúdo foi feita aproveitando diferentes cartazes que estavam afixados pela sala, como cartaz de filme, de loja, de propaganda de cursos universitário. Foram lidos trechos do livro de KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender os sentidos do texto, o que fundamentou os estudos feitos, além disso, durante toda a oficina trechos do TP foram retomados para reforçar a aprendizagem.
Ao findar esta tarefa de sistematização a formadora aproveitou um pouco do tempo para dar os informes costumeiros sobre aplicação de atividades, recebimento de material, entrega de projeto e outros que se fizeram necessários.
Que importa que uns falem mole, descansado. Que os cariocas arranhem os erres na garganta.
Que os capixabas escancarem as vogais?
Que tem quinhentos réis meridional virar tostões do Rio pro Norte?Juntos formamos esse assombroso de misérias e grandezas, Brasil nome de vegetal...

Mário de Andrade.
Foi apresentado um poema de Mario de Andrade como motivação para próxima oficina. Todos perceberam imediatamente sobre que tema trataríamos.

Os cursistas fizeram a avaliação e receberam um cartão pelo dia dos professores, além de uma
pequena lembrança.