segunda-feira, 17 de agosto de 2009

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO-OFICINA INTRODUTÓRIA


Por: Tânia Maria Nunes Nascimento

A oficina introdutória do Pólo Cruz das Almas, DIREC 32 aconteceu no dia 30 de julho de 2009, no Colégio Estadual Alberto Tôrres em Cruz das Almas. A oficina foi planejada visando atender as expectativas dos cursistas presentes saciar sua curiosidade, sanar dúvidas e esclarecer encaminhamentos burocráticos do Programa GESTAR.

O primeiro momento foi marcado pela apresentação da formadora, quando disse meu nome , formação e dei boas vindas aos cursistas, em seguida foi entregue uma mensagem de Fernando Pessoa acompanhada por uma bala como modo de acolhimento dos presentes. A atividade de boas vindas foi realizada com muita alegria e recebida com simpatia pelos cursistas que demonstravam sentir-se à vontade.

A seqüência das atividades se deu com a leitura e preenchimento do termo de compromisso e da ficha cadastral. Neste momento muitas dúvidas surgiram e ocorreu certo tumulto, uma vez que alguns não tinham pré-inscrição, outros não sabiam os dados por completo, mas tudo foi devidamente resolvido e ao final todos ficaram satisfeitos. Recolhei as fichas e passei a apresentar o programa GESTAR. A apresentação foi panorâmica, destacando os pilares do GESTAR, os objetivos e principais ações. Para esta atividade utilizei sldes. Durante a apresentação foram feitas algumas perguntas, que prontamente foram respondidas pela formadora.
Neste ponto da oficina percebi que o tempo já não daria para realização da atividade em grupo quando em estudo dirigido todos os cursistas leriam o guia geral, por esta razão a oficina foi rapidamente reestruturada. Foram distribuídos os kits de TP’s e AAA e passadas as listas de assinatura de recebimento do material. A orientação sobre o guia geral foi feita explicando de modo breve cada item do guia e indicando as leituras necessárias. Neste mesmo momento foi esclarecido o currículo de Língua Portuguesa e de Matemática.

A oficina foi encerrada com o esclarecimento do objetivo de todas as tarefas realizadas ao longo da manhã e pode-se perceber que para os cursistas ficou bem claro que o objeto da oficina era apresentar o GESTAR II. Também houve o acolhimento final com a mensagem gestar(cão) e as palavras finais da formadora agradecendo a participação de todos. Por fim os cursistas preencheram a ficha de avaliação e despediram-se.

De modo geral pude notar que a oficina foi um sucesso, considerando que poucos faltaram, os que estavam presentes participaram efetivamente das poucas discussões e tiraram dúvidas sobre os procedimentos do GESTAR.