quinta-feira, 13 de agosto de 2009

I ENCONTRO DO GESTAR II: IMPRESSÕES PESSOAIS

Por: Tânia Maria Nunes Nascimento



Muito bom! Este que parece ser um comentário simples resume meu sentimento em relação ao I encontro do GESTAR II. A interação entre os colegas gestaleiros, a troca de experiências, a oportunidade de ouvir relatos de colegas que já atuavam enquanto formadores e comungar com as expectativas de outros foi muito enriquecedor. Ouvir as explicações da professora Claudia do Prado e dos demais que formaram a mesa do evento foi fundamental para nos alertar sobre a importância e o comprometimento do GESTAR.
O convívio durante a semana, entre os colegas de Língua Portuguesa, enriqueceu um pouco mais nossas vidas, uma vez que além de colegas de trabalho, companheiros de jornada muitos se tornaram amigos pessoais.
Os momentos de descontração no ônibus e no hotel serviram inclusive como treino para a convivência com a diversidade de costumes tão comuns na Bahia e que será uma realidade nos encontros com os cursistas.
Mas, apesar de tantos momentos enriquecedores, me aproprio de um trecho do PCN que diz "A aprendizagem se dá pela ação do aprendiz sobre o que é objeto de seu conhecimento e é potencializada por ambientes favoráveis." para remeter a outras impressões que o I encontro do GESTAR causou e leva à reflexão sobre as inquietações que movem os gestaleiros num processo de aprendizagem.
Se os momentos de inquietações foram bons ou ruins, não sei, mas conduz ao pensamento de que a motivação dos professores é realmente a busca por informações seguras, consistentes, que possam subsidiar a aprendizagem e promover as orientações que todos deverão dar aos cursistas. A insistência em dúvidas que para uns parecia primária e para outros eram profundas deixou os dois primeiros dias do encontro tumultuado. Não saber de informações básicas, deixou os formadores dos municípios desconfiados do evento. Este desencontro entre secretaria de educação do estado e das prefeituras causou mal estar, contudo consolidou a importância e necessidade das parcerias entre os formadores das administrações estaduais e municipais.
As atividades de aprendizagem e acompanhamento dos TP’s ocorreram sem grandes novidades. Novamente, para uns, conhecer o TP passava por saber desde que forma eles estavam distribuídos a saber a metodologia usada pelos autores dos livros, informações que outros já dominavam. O fato de haver este desencontro de conhecimentos sobre os livros provocou um pouco de desinteresse entre alguns que desviaram sua atenção para outras motivações. A desatenção, de muitos causou na professora um desconforto,no entanto, sabiamente, ela contornou todos os percalços distribuindo sorrisos e simpatia o que, aliás, lhes são naturais.
Retomando a citação inicial para tratar da potencialização dos saberes adquiridos, é bom lembrar que o ambiente físico em que se acomodam pessoas em processo de aprendizagem precisa oferecer condições adequadas, não basta ter tecnologia. A sala de aula precisa oferecer uma acústica que proporcione a audição e facilite o desempenho de atividades. Embora não possa deixar de relatar o fato sei que as acomodações foram provisórias.
O GESTAR é um programa rico e enriquecedor, de propostas eficientes e que mostrou através de seus coordenadores ser um programa bem organizado que já provou em outras aplicações sua eficácia e eficiência.