quinta-feira, 8 de abril de 2010

RELATO DE UMA PROFESSORA SATISFEITA COM O GESTAR

O GESTAR de Língua Portuguesa, em 2009, teve um colorido especial. Cada oficina, como num ateliê cheio de ideias, criatividade e espírito inventivo surpreendeu, nos motivando a continuar fazendo parte deste programa cheio de cores, nuances, matizes antigas e novas, incansavelmente reiventadas, testadas e compartilhadas.

Os resultados estão sendo pintdos num imenso painel, inacabado-ainda-mas feito com pinceladas generosas de sabedoria, senso crítico e humildade, num trabalho conjunto de formadores "gestaleiras"e alunos: nossos artistas principais.

Painel, nuances e cores lembram artistas e artistas implicam em trabalho ou labor.
Labor rima com amor, mas também rima com dor. Nos bastidores do "ateliê"muitas leituras, aprendizagem, trocas de experiência, práticas realizadas com sucesso e outras nem tanto... (É a tal oposição do doce e do amargo!).

Os avançando, os TPs, os textos de referência, as reflexões e discussões deram suporte e nortearam a confecção de nosso painel, para que ele não se tornasse um amontoado de palavras/ideias/cores soltas,mera reprodução do caos e insucesso que muitas vezes os alunos associam à disciplina, aliás, bicho papão, Língua Portuguesa.

Aos poucos, estamos conseguindo mudar essa visão e exorcizar os monstros pintados até por alguns professores. Os gestaleiros mesmo no auge da exaustão procuraram não perder o foco. Os alunos também trabalharam bastante e face o entusiasmo dos professores procuraram corresponder a todos expectativas.

No lugar das telas, papéis e cadernos; dos pincéis, lápis e canetas , as tintas são metáforas para os inúmeros textos de vários "gêneros que levamos para sala de aula. Nosso painel não tem moldura porque ele transpõe os limites geográficos e espaciais da escola, proporcionando uma "viagem"ao mundo das letras.

Quando perguntei se os alunos gostaram das atividades aplicadas me responderam com uma nova e estimulante pergunta: "você continua conosco ano que vem?" Fiquei sem palavras, mas as ideias fervilharam na minha cabeça. E que venha 2010.

Clarissa Bertino - Cursista Língua Portuguesa