quinta-feira, 8 de abril de 2010






Oficina de PSICOPEDAGOGIA - Identidade Pessoal e Profissional/ Devolutiva de Projeto


"A Psicopedagogia é um campo do conhecimento que se propòe a integrar, de modo coerente, conhecimentos e principios de diferentes Ciências Humanas com a meta de adquirir uma ampla compreensão sobre os variados processos inerentes ao aprender humano". Esta fala do professor João Beauclair nos remete ã importância de discutir nos encontros do GESTAR II o paralelo entre ser pessoal e ser profissional. E foi com esta discussão que introduzimos nosso primeiro encontro em 2010.

Inicialmente foi feita a acolhida. Os cursistas chegaram demonstrando saudades e curiosidade pelas mudanças que se anunciavam. Todos foram recebidos com abraços calorosos, beijos, uma mensagem e uma bala que simbolizava a doçura do reencontro.

A sala estava decorada com cartazes que continham alguns trechos sobre o tema identidade e logo chamou a atenção dos cursistas para a relação que se estabelecia entre o sujeito social e sujeito profissional.

Após pequenos comentários todos foram convidados a refletir sobre a identidade profissional e pessoal do professor, estabelecendo relação entre ambas, sua história de vida e seu grupo social, além disso tomaram conhecimento do roteiro da oficina e ficaram encantados com a criatividade, uma vez que o roteiro foi apresentado em bonecos feitos de papel. Logo após, realizamos a dinâmica da autoimagem sugerida no item sensibilização da formatação. Esta dinâmica despertou muitos comentários, e uma participação no mínimo curiosa, uma vez que alguns cursista não se sentiram à vontade para falar de si, mas demonstraram em suas atitudes que refletir sobre seu eu ativava conflitos internos.

Durante a dinamica foi possível levantar discussão, embora breve, sobre a criação dos sentidos para nossa trajetória enquanto seres viventes na complexa gama de relações que estabelecemos com o nosso tempo e espaço humano. Comentou-se que todas as nossas ações e produções, por serem humanas, estão sempre em processo de permanente abertura, num movimento incessante de desconstrução e de reconstrução.

Ao terminar de aplicar a dinâmica e tecer os comentários realizamos a divisão de grupos. Nesta oficina, não adotamos a sugestão da formatação, mas criamos pequenos bonecos (ver foto) e distribuimos entre os cursistas que de acordo com as cores e o tema colocado no corpo do boneco foram organizando pequenos grupos para discutir os temas: formação, projeto, identidade.

Assim que os grupos foram montados a formadora explicou a atividade que deveriam realizar e esclareceu as dúvidas. Cada grupo recebeu um boneco todo pontuado com imagens e textos onde deveriam relatar pontos positivos e negativos em vários aspectos a partir de algumas palavras chave. Ao terminar, todos os grupos socializaram as informações, o que fizeram brilhantemente.

Para que houvesse sequência nos trabalhos foi sugerido que o grupo que fosse apresentar projetos ficasse por último, assim seria possível criar um link imediato para a devolutiva dos projetos, o que foi feito com tranquilidade, sempre esclarecendo a importância da revisão do texto como fator de qualificação e não desaprovação. Os cursistas foram orientados a acompanhar as observações feitas a partir daí realizarem os ajustes para aplicação nas escolas. Não houve descontentamento, mas muitas dúvidas e questionamentos sobre a aplicação.

Encerrada esta etapa, todos preencheram o documento de avaliação, e ouviram os informes sobre cronograma, relatos, portifólio e projetos.

Na despedida, todos receberam um marca texto de tecido com carinha de boneca.