terça-feira, 8 de setembro de 2009

OFICINA PEDAGOGIA DE PROJETOS

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO


OBJETIVO: Discutir as etapas e a elaboração de um projeto.

Renova-te.
Renasce em ti mesmo.
Multiplica os teus olhos, para verem mais.
Multiplica-se os teus braços para semeares tudo.
Destrói os olhos que tiverem visto.
Cria outros, para as visões novas.
Destrói os braços que tiverem semeado, Para se esquecerem de colher.
Sê sempre o mesmo.Sempre outro. Mas sempre alto.Sempre longe.
E dentro de tudo.
Cecília Meireles

A necessidade do trabalho com Pedagogia de Projetos tem sido norteada em função do rápido avanço da tecnologia, que a serviço do homem se amplia a favor da educação, o que torna importante a necessidade de repensar a maneira de ensinar e o papel do professor no processo ensino/aprendizagem.

Os alunos têm demonstrado descontentamento com os conteúdos que lhes são oferecidos, com os tradicionais procedimentos pedagógicos usados nas práticas escolares e buscam participação efetiva no processo de aprendizagem, envolvimento interativo, desafios à sua inteligência e propostas que motivem na busca de investigação que sejam significativas e possam dar-lhes informações para o que veem, observam e ouvem diariamente na mídia e a seu redor. Para isso, é preciso redirecionar os métodos didáticos descobrir caminhos novos para dar aquilo que lhes interessa saber, e nada melhor para atender a esta demanda que trabalhar e ensinar com projetos em sala de aula.

Assim, pensando na necessidade de rever esta prática é que a oficina Pedagogia de Projetos foi realizada visando despertar no cursista do GESTAR II o desejo pela realização de projetos de ensino/aprendizagem nas Unidades Escolares onde estão lotados e orientar para a execução destes.

O estudo durante a oficina foi conduzido com dinâmicas interessantes, textos para reflexão, discussão e utilizou-se o livro “Pedagogia de Projetos de Nilbo Nogueira para estudo do tema”. A turma foi dividida em grupos que estudaram a necessidade de realizar projetos, planejamento, execução, realização, depuração, apresentação, exposição e avaliação. Além da referência citada também se usou estudos realizados por Jonh Dewey, Ingedore Villaça Koch, Celso Antunes, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky.

Durante a oficina foi enfatizada a importância da interação do aluno no processo de construção do conhecimento, a necessidade de viabilizar a aprendizagem real, ativa, significativa, assim como a importância de proporcionar ao educando uma visão global/ sistêmica da realidade e um desejo contínuo de aprender.