terça-feira, 5 de janeiro de 2010











RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO

OFICINA DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA

OBJETIVO: Refletir sobre a práxis do professor cursista, a partir das contribuições do Programa GESTAR.



RELATÓRIO DA OFICINA DE AVALIAÇÃO DO GESTAR


A oficina de avaliação final do GESTAR, que ocorreu no dia dezesseis de dezembro de dois mil e nove, na escola pólo Colégio Estadual Alberto Tôrres, foi simplesmente linda. Este é mesmo o melhor adjetivo para qualificar este encontro. Uma oficina recheada de emoções, depoimentos sensibilizados, de rostos emocionados e de muita alegria.
O encontro teve início com a dinâmica da árvore de natal, quando coloquei um galho seco no centro da sala e uma caixa com inúmeros objetos e materiais que poderiam ser usados pelos cursistas para preparar um enfeite de natal. Cada um preparou o seu e no momento de prender na árvore puderam relatar sobre sua participação nos encontros anteriores.
Após este momento todos foram convidados a preencher os documentos oficiais da avaliação e orientados a fazer uma reflexão a respeito do período que vivenciaram no GESTAR. Este momento foi cansativo pelo excesso de documentos que foram preenchidos, mas todos acabaram por preencher todas as fichas.
Ao terminar o momento de preenchimento de documentos os cursistas foram envolvidos na dinâmica das bolas. Esta dinâmica foi muito interessante e todos gostaram.
A melhor parte, no entanto, foi a que chamamos de confraternização. Os cursistas trouxeram doces e salgados para sala, mas antes de comer entreguei cópias da música “Fico assim sem você” alertando que era a minha mensagem de despedida para aquela etapa de nosso trabalho. Cantamos, e logo após entreguei a todos uma lembrança de fim de ano. Foi um momento mágico a cara de surpresa de todos as receberem as caixas cheias de pequenos objetos.
A oficina foi sensacional.