quinta-feira, 22 de outubro de 2009
RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO
OFICINA: TP5
OBJETIVO: Compreender a noção de Estilo e como se constrói a Coerência nos textos.
A oficina do TP 5 teve inicio com o acolhimento feito
Em depoimento uma cursista relatou a motivação de um aluno que até então não havia participado de suas aulas, diz que o mesmo pediu para ficar na sala e interagir com o grupo. Esta é uma demonstração de que a mudança de metodologia pode fazer a diferença na sala de aula.
Na seqüência foi feita a sensibilização e a formadora aproveitou para apresentar o tema Estilo através de cartaz com diferentes estilos de arte, arquitetura, moda etc. Ao terminar a observação do cartaz concluímos com o TP que “Estilo é resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e a afetividade do falante”.
Neste momento também foram apresentados textos que tratavam de diferentes tipos de amor. Estes textos foram lidos e comentamos sobre o estilo na linguagem.
Na continuidade fizemos a formação de grupo. Foram distribuídos cartões com diferentes músicas. Todos cantaram e se divertiram com a brincadeira logo perceberam que os diferentes estilos musicais seriam o norte para divisão de grupo. Todos formaram as equipes pelos estilos musicais.
A atividade em grupo foi para leitura do TP 5. Cada grupo foi orientado a fazer leitura de partes do TP inclusive do texto de referência e a etiquetar os trechos com as seguintes etiquetas (bom saber/ vou usar/ novidade/preciso rever/dica do dia/ fique sabendo). Após esta tarefa todos socializaram o que foi um momento de muita interação, pois todos participaram perguntando, explicando, interagindo de alguma forma. Alguns deixaram claro que aquela oficina trazia muitas informações novas e que isso era importante para a sua formação.
A formadora aproveitou o entusiasmo da turma para falar sobre o avançando da página 105 e relaciona-lo com a aula 2 do AAA.
A sistematização do conteúdo foi feita aproveitando diferentes cartazes que estavam afixados pela sala, como cartaz de filme, de loja, de propaganda de cursos universitário. Foram lidos trechos do livro de KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender os sentidos do texto, o que fundamentou os estudos feitos, além disso, durante toda a oficina trechos do TP foram retomados para reforçar a aprendizagem.
Ao findar esta tarefa de sistematização a formadora aproveitou um pouco do tempo para dar os informes costumeiros sobre aplicação de atividades, recebimento de material, entrega de projeto e outros que se fizeram necessários.
Que importa que uns falem mole, descansado. Que os cariocas arranhem os erres na garganta.
Que os capixabas escancarem as vogais?
Que tem quinhentos réis meridional virar tostões do Rio pro Norte?Juntos formamos esse assombroso de misérias e grandezas, Brasil nome de vegetal...
Mário de Andrade.
Os cursistas fizeram a avaliação e receberam um cartão pelo dia dos professores, além de uma
pequena lembrança.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO
OFICINA: PORTFÓLIO
OBJETIVO: Possibilitar aos cursistas uma reflexão sobre Portfólio como um procedimento de avaliação, bem como subsidiá-los no processo de construção desse instrumento. Analisar os Ante-Projetos, de acordo com os critérios de Avaliação.
“Se andarmos apenas por caminhos já traçados,
Alexander Graham Bell
Depoimento de cursista
Depoimento de cursista
A oficina teve inicio com o acolhimento que foi feito com a entrega de um lápis com a mensagem de Alexander Graham Bell.Mas desde a chegada dos cursistas todos já demonstravam uma aura de alegria com o encontro relatando com sorrisos a falta que faz a reunião do GESTAR.
Após a leitura da mensagem foi apresentado o roteiro cujo modelo segue abaixo.
E na seqüência foi realizada a sensibilização com a dinâmica da flor. Esta dinâmica foi um momento brilhante de interação, entre os participantes que puderam relaxar se aproximar dos colegas com palavra de afago, de carinho, dando abraços, foi um momento de muita participação. Nos relatos todos elogiaram a dinâmica pelo objetivo que ela cumpria de promover a integração.
FORMADORA ORIENTANDO A DINÂMICA DAS FLORES
Para fechar a reflexão da dinâmica nós ouvimos e cantamos juntos a música “Tocando em frente” de Almir Sater. Este foi um momento lindo
Ando devagar porque já tive pressa/Levo esse sorriso porque já chorei demais/Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe/Só levo a certeza de que muito pouco eu sei/Eu nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs/O sabor das massas e das maçãs,/É preciso amor pra poder pulsar,É preciso paz pra poder sorrir/É preciso a chuva para florir.
Penso que cumprir a vida seja simplesmente/Compreender a marcha e ir tocando em frente/Como um velho boiadeiro levando a boiada/Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou/Estrada eu sou
No momento seguinte fizemos um levantamento prévio dos conhecimentos sobre o portfólio e logo reunimos os grupos que receberam comandas para realização de atividades que culminariam em um esboço de portfólio. Foi disponibilizado aos grupos materias que já haviam sido usados nas demais oficinas, mensagens,fotografias, textos informativos, livros que subsidiaram os temas e outros materiais necessários à realização da tarefa. A socialização desta atividade foi maravilhosa porque permitiu que muitos tirassem dúvidas que persistiam sobre como montar seu trabalho.Aproveitando o final da socialização os cursistas receberam o texto “Critérios de avaliação do portfólio” que foi discutido brevemente e esclarecido os pontos que os Formadores utilizarão para acompanhar o desempenho dos cursistas.
No encerramento da oficina todos preencheram as avaliações e sairam tecendo elogios à participação do grupo.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO
OFICINA: TP4
OBJETIVO: Sistematizar e aprofundar reflexões sobre letramento, vivenciando
situações de leitura e escrita.
“Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e
escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno”.
Magda Becker Soares,
Doutora em Educação e professora titular da UFMG
Magda Becker Soares,
É preciso ler.
Ler para satisfazer as exigências culturais
Advindas do permanente questionar
A que o ser humano é levado,
Buscando em tudo o que o cerca
Um significado além daquele
Proporcionando pela realidade imediata
Almir de Medeiros
A oficina teve inicio com acolhida feita através do poema “È preciso ler” de Almir Medeiros. Muitos trechos foram comentados já dando demonstração de que os cursistas estavam interessados no assunto e que tinham muitas falas pertinentes.
Com muita propriedade seis cursistas relataram suas experiências com a aplicação das atividades dos avançando na prática. Alguns relataram momentos enriquecedores de muitas trocas entre os alunos e outros tiveram algumas dificuldades, no entanto discutimos a possibilidade de que o aluno tenha reagindo ao novo e que certamente nos próximos encontros com o professor eles participarão mais ativamente das atividades.
Após este momento os cursistas foram convidados a circular pela sala, observar as imagens e fazer uma leitura do que estavam vendo. Depois que todos se pronunciaram foi apresentado o livro “O Limpador de placas” que conta a história de um limpador de placas de rua que acabou se interessando por conhecer a história dos personagens cujos nomes constavam das placas e em conseqüência desta busca pelo conhecimento o limpador se torna conhecido pelas falas e palestras que dava achando que falava sozinho de cima de sua escada. O livro relata através de uma história ficcional uma situação de letramento bastante comum em nossa sociedade quando um individuo que mal freqüentou a escola passa a ter conhecimento sobre informações, acontecimentos e outras coisas que circulam no meio social.
O letramento é um fenômeno de cunho social. É o resultado da ação de ensinar e/ou de aprender a ler e escrever, e denota estado ou condição em que um indivíduo ou sociedade obtém como resultado de ter-se “apoderado” de um sistema de grafia.
Ângela B. Kleiman.
Organiados em grupos os cursistas foram convidados a realizar atividades de vivência de situações sociais que se complicavam pelas dificuldades de leitura das personagens do evento. Ao terminarem de organizar socializaram para os demais grupos e comentaram a situação fazendo ponte com situações de alfabetização e de letramento.
Cidadezinha qualquer
Casas entre bananeiras
Eta vida besta, meu Deus
Drummond
Na seqüência todos os grupos foram orientados a ler o texto cidadezinha qualquer de Carlos Drummond de Andrade e planejar a exploração do poema para uma das séries do ensino fundamental 2. Os cursistas deveriam formular as perguntas que proporiam a seus alunos, atentando para o objetivo de trabalhar esse texto primando pelas habilidades que seriam desenvolvidas com as situações propostas. Ao terminarem a produção todos socializaram dando demonstração de que estavam entendendo qual o compromisso da escola com o letramento.
“Letramento é um conceito criado para referir-se aos usos da língua escrita não somente na escola, mas em todo lugar.” (Kleiman, Ângela).
Aproveitando a socialização dos grupos a formadora aproveitou para sistematizar o conhecimento a respeito de Letramento e Alfabetização. Foi apresentado um cartaz que esclarecia alguns conceitos importantes. Alguns fizeram colocações como a de que não sabiam
a diferença entre Letramento e Alfabetização e concluiram que a oficina tinha abordado um tema bastante pertinente. Ao final a formadora convidou para a próxima oficina e apre-
sentou cartaz com objetivo do TP 4.