domingo, 20 de setembro de 2009

Receita de Olhar

Nas primeiras horas
da manhã
desamarre o olhar
deixe que se derrame
sobre todas as coisas belas
o mundo é sempre novo
e a terra dança e acorda
em acordes de sol.
Faça do seu olhar
imensa caravela.

Roseana Muray

OLHAR SOBRE A AVALIAÇÃO




RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO


OFICINA: Avaliação
OBJETIVO: Discutir sobre as formas de avaliar; suas implicações e resultados no processo de ensino e aprendizagem. Analisar e conhecer o sistema de avaliação do SAEB-Prova Brasil e ENEM.

Por: Tânia Maria Nunes Nascimento

Considerando que avaliação é um tema bastante instigante que gera polêmica e muita discussão, não é possível deixar de relatar que esta oficina foi de uma riqueza incontestável, uma vez que proporcionou uma interação vasta entre cursistas e formadora.
O encontro iniciou com o acolhimento feito através de uma mensagem que já instigava a reflexão sobre avaliação e a exibição em slides de olhares que complementavam a mensagem Receita de Olhar de Roseana Muray. Este momento teve por objetivo instigar o cursista a refletir sobre o olhar que ele lança sobre o tema avaliação e foi acompanhado de uma tempestade de idéias lançadas através da dinâmica do desenho realizada para motivar a expressão de pensamentos sobre o que se acredita ser avaliação.
Os desenhos produzidos serviram de argumentos para abrir a discussão sobre as concepções de currículo e fazer uma ponte entre o currículo e a avaliação. Este momento, trabalhado com apresentação de slides, foi riquíssimo e poderia ter inclusive ocupado todo tempo da oficina uma vez que foram lançadas pelos cursistas muitas dúvidas e levantados inúmeros questionamentos. Acompanhando as explicações deste instante de interação foram lidas e comentadas algumas frases que estavam afixadas em sala a respeito do tema avaliação.
Na seqüência de atividade, com o tempo curtíssimo, discutiu-se sobre avaliação externa, quando mais uma vez uma série de questionamentos foi surgindo.
Foram formados grupos que estudaram e analisaram alguns itens da Prova Brasil 8ª série que foram apresentados e discutidos brevemente com ajuda da formadora. Este foi o momento de sistematização do tema trabalhado.
Ao final foi perguntado aos cursistas qual teria sido o objetivo desta oficina e eles prontamente e muito responsavelmente responderam que o objetivo havia sido discutir as formas de avaliar, e conhecer o sistema de avaliação do SAEB-Prova Brasil e ENEM embora o tema ENEM tenha sido apenas mencionado brevemente uma vez que o tempo foi extremamente escasso.
Embora a oficina tenha sido um momento rico, muitos itens, temas, conceitos e discussões ficaram sem menção porque o tempo foi extremamente curto para a riqueza de material que tínhamos em mãos.

Avaliar para ensinar melhor

Quem procura um médico está em busca de pelo menos duas coisas, um diagnóstico e um remédio para seus males. Imagine sair do consultório segurando nas mãos, em vez da receita, um boletim. Estado geral de saúde nota 6, e ponto final. Doente nenhum se contentaria com isso. E os alunos que recebem apenas uma nota no final de um bimestre, será que não se sentem igualmente insatisfeitos? Se a escola existe para ensinar, de que vale uma avaliação que só confirma "a doença", sem identificá-la ou mostrar sua cura?
Assim como o médico, que ouve o relato de sintomas, examina o doente e analisa radiografias, você também tem à disposição diversos recursos que podem ajudar a diagnosticar problemas de sua turma. É preciso, no entanto, prescrever o remédio. "A avaliação escolar, hoje, só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para a melhor aprendizagem", afirma a consultora Jussara Hoffmann.
Denise Pellegrini

terça-feira, 8 de setembro de 2009

TP 3 – GÊNEROS TEXTUAIS

AVISO

O GESTAR II avisa que a
oficina do TP 3 – Gêneros textuais
foi sucesso absoluto.


CLASSIFICADOS

TROCAMOS INFORMAÇÕES CONSISTENTES

SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS POR NOVOS TEXTOS

EM CIRCULAÇÃO NA SALA DE AULA.





OFICINA DO TP 3 DISCUTIU A IMPORTÂNCIA DA CIRCULAÇÃO DE TEXTOS NAS ATIVIDADES DE SALA DE AULA PARA QUE SE COMPREENDA QUE TEXTOS SÃO REALIZADOS PARA CUMPRIR FUNÇÕES EM SITUAÇÕES COMUNICATIVAS.





GÊNEROS TEXTUAIS ABRANGEM UM CONJUNTO ABERTO DE DESIGNAÇÕES CONCRETAS DETERMINADAS PELO CANAL, ESTILO, CONTEÚDO, COMPOSIÇÃO E FUNÇÃO.




FOI UMA EXPLOSÃO.
MUITAS DINÂMICAS ROLARAM

QUE BOM QUE VOCÊ


VEIO


SUA COMPANHIA ME FORTALECE
!!
E agora minha gente uma história vou contar...


OFICINA TP3 - GÊNEROS TEXTUAIS




















TEM TEXTO POR TODA PARTE
ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO

OFICINA PEDAGOGIA DE PROJETOS

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO


OBJETIVO: Discutir as etapas e a elaboração de um projeto.

Renova-te.
Renasce em ti mesmo.
Multiplica os teus olhos, para verem mais.
Multiplica-se os teus braços para semeares tudo.
Destrói os olhos que tiverem visto.
Cria outros, para as visões novas.
Destrói os braços que tiverem semeado, Para se esquecerem de colher.
Sê sempre o mesmo.Sempre outro. Mas sempre alto.Sempre longe.
E dentro de tudo.
Cecília Meireles

A necessidade do trabalho com Pedagogia de Projetos tem sido norteada em função do rápido avanço da tecnologia, que a serviço do homem se amplia a favor da educação, o que torna importante a necessidade de repensar a maneira de ensinar e o papel do professor no processo ensino/aprendizagem.

Os alunos têm demonstrado descontentamento com os conteúdos que lhes são oferecidos, com os tradicionais procedimentos pedagógicos usados nas práticas escolares e buscam participação efetiva no processo de aprendizagem, envolvimento interativo, desafios à sua inteligência e propostas que motivem na busca de investigação que sejam significativas e possam dar-lhes informações para o que veem, observam e ouvem diariamente na mídia e a seu redor. Para isso, é preciso redirecionar os métodos didáticos descobrir caminhos novos para dar aquilo que lhes interessa saber, e nada melhor para atender a esta demanda que trabalhar e ensinar com projetos em sala de aula.

Assim, pensando na necessidade de rever esta prática é que a oficina Pedagogia de Projetos foi realizada visando despertar no cursista do GESTAR II o desejo pela realização de projetos de ensino/aprendizagem nas Unidades Escolares onde estão lotados e orientar para a execução destes.

O estudo durante a oficina foi conduzido com dinâmicas interessantes, textos para reflexão, discussão e utilizou-se o livro “Pedagogia de Projetos de Nilbo Nogueira para estudo do tema”. A turma foi dividida em grupos que estudaram a necessidade de realizar projetos, planejamento, execução, realização, depuração, apresentação, exposição e avaliação. Além da referência citada também se usou estudos realizados por Jonh Dewey, Ingedore Villaça Koch, Celso Antunes, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky.

Durante a oficina foi enfatizada a importância da interação do aluno no processo de construção do conhecimento, a necessidade de viabilizar a aprendizagem real, ativa, significativa, assim como a importância de proporcionar ao educando uma visão global/ sistêmica da realidade e um desejo contínuo de aprender.